Cursos Oferecidos no SID 2020 Online

CURSOS, AULAS, WEBINARS E SALAS DE BATE PAPO

1. Pensar Junto a Continuidade das Danças – Helena Katz (São Paulo/Brasil)
Se quase todas as danças vinham sendo cada vez menos programadas, se quase todas as danças não tinham mais temporadas nas instituições que as apresentavam, é possível pensar em caminhos para transformar essa situação?
Tempos de mudança, como o que vivemos agora, talvez sejam ocasiões propícias para pensarmos, juntos, possibilidades nessa direção

2. Políticas Públicas Para a Dança – Sociedade Civil e Poder Público
• Regina Amaral – Conselheira da Dança no CONSEC – Conselho Estadual de Cultura
• Deputado Bosco – Presidente da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa • Gabriel Sustaita – Presidente da Bevap Bioenergia • Eurico Justino – Delegado CBDD /MG e Diretor Capacitação em Dança do SATED • Marluce Medeiros – Vice-Presidente do SATED/RJ
• Regina Amaral – Conselheira da Dança no CONSEC – Conselho Estadual de Cultura
• Tuca Pinheiro – Conselheiro da Dança no COMUC – Conselho Municipal de Cultural
• Patricia Manata – CRDança – Centro de Referência da Dança • Sidh Ribeiro – Delegado do CBDD – Conselho Brasileiro de Dança /Piauí

3. As 3 Primas Bailarinas do Brasil: Um Papo sobre a carreira das 3 grandes estrelas do balé nacional
• Ana Botafogo (Rio de Janeiro/Brasil)
• Cecília Kerche (Rio de Janeiro/Brasil)
• Nora Esteves (Rio de Janeiro/Brasil)

4. 50 Years in Dance Business – 50 Anos de Carreira no Mercado da Dança
A História do Jazz Musical pela trajetória do grande mestre Chet Walker (Nova York/USA)

5. Vida e Obra da Bailarina e Coreógrafa Roberta Fontana (Roma/Itália)

6. Physical Theatre /Jazz Dance
A História do Jazz Dance pela Trajetória de Redha Benteifour (Paris/França)

7. Q and A – Perguntas e Respostas para Chet Walker (Nova York/USA)

8. Modern Dance e Acting for Dancer com Michael Blake (Kansas City/USA)

9. Dança Contemporânea – A Trajetória de Grandes Coreógrafos Brasileiros:
• Henrique Rodovalho (Curitiba/Brasil)
• Mário Nascimento (Manaus/Brasil)
• Tíndaro Silvano (Belo Horizonte/Brasil)

10. Danças Urbanas e Cultura Hip Hop:
• Eduardo Sô (Belo Horizonte/Brasil)
• Henrique Bianchini (São Paulo/Brasil)
• Tati Sanches (São Paulo/Brasil)
• Vant Vaz (João Pessoa /Brasil)

11. O Jazz no Brasil: Histórias, Carreiras e Encontros:
• Eliane Fetzer (Curitiba/Brasil)
• Erika Novachi (Indaiatuba/Brasil)
• Jhean Allex (São Paulo/SP)
• Zeca Rodrigues (Santos/Brasil)

12. Free Jazz (Técnica Matt Mattox): Katto Ribeiro (Brasil/França)

13. Condicionamento Físico para Bailarinos – Vicente Hernandez (Cuba/USA)

14. Produção em Dança
• Vera Bicalho (Curitiba/Brasil)
• Jacqueline Castro (Belo Horizonte/Brasil)

AULAS TEÓRICAS

1 Psicologia na Dança – Dorinha Baêta
Objetivo: elevar a consciência corporal, criativa e expressiva do ser, respeitando sua individualidade. 3 horas de aula.
• Aula 1 – Teórica – Duração: 1h30min
• Aula 2 – Teórica e Prática – A Dança para crianças de 4 a 6 anos – 45min (intervalo de 10min)
A Dança para crianças de 7 a 10 anos – 45min

2 História da Dança no Brasil – Arnaldo Alvarenga
ALGUMAS PÁGINAS DA DANÇA TEATRAL NO BRASIL: UM PERCURS. 3 horas de aula
Roteiro: Tendo como pano de fundo diferentes períodos da história política brasileira, são propostos três encontros virtuais destacando alguns fatos marcantes, desses períodos, que contribuíram para o desenvolvimento e transformação da Dança Teatral em nosso país.

• 1º Encontro: do Brasil colônia à República Velha. 1hora/aula
• 2º Encontro: da República Nova ao governo João Goulart. 1hora/aula
• 3º Encontro: do período ditatorial aos dias atuais. 1hora/aula

3 História da Dança – Ballet Clássico – Natália Samarino
• Origens do ballet e processo de profissionalização.
• As diversas Histórias do ballet, origens múltiplas
• Ballet como documento histórico que revela o ser sócio cultural de uma época
• Discussão acerca da escrita Historiográfica na História do Ballet e na História da Dança
2 horas – 2 aulas de 1 hora.

4 História da Dança Moderna, Pós-Moderna e Contemporânea – Regina Amaral
A Dança Cênica Moderna e seus desdobramentos ao longo do século XX.
Esta aula expositiva abordará a História da Dança Ciência Moderna, desde seus primórdios até o final do século XX, abrangendo a dança Pós-Moderna e a Dança Contemporânea.
1 aula de 1h30min.

5 Pedagogia do Movimento – Ana Cristina Pereira
Mediação de Processos Ensino – Aprendizagem em Dança
2 aulas de 1h cada

6 Ensino da Dança Clássica – Tânia Mara Silva
Reflexões e Considerações sobre a estruturação de aulas de balé.
2 aulas de 1h cada

7 Metodologia Mário Nascimento
Disponibilizar ao intérprete ferramentas que o capacitem para análise, compreensão, fruição e entendimento da dança contemporânea, assim como a sua relação com o homem urbano contemporâneo.
1 aula de 1h30min

8 Ciência da Dança – Bastidores – Dança, Pesquisa e Treinamento
• Conceitos Básicos, Nomenclatura e Cinesiologia Aplicados à Dança + Anatomia Óssea + Anatomia Muscular
• Análises Posturais e Compensações: Como avaliar seus alunos
• Flexibilidade: Teoria + Prática
8 horas de aulas.

AULAS PRÁTICAS

BALLET CLÁSSICO

1 Cecilia Kerche – Master Class Ballet Clássico
Aula de balé clássico livre para bailarinos de nível avançado e profissional.

2 Maria Clara Salles – Ballet Clássico
Aula de balé clássico livre, fundamentada no método da Royal, para bailarinos de nível intermediário, avançado e profissional.

3 Tíndaro Silvano – Ballet Clássico
Aula de balé clássico livre para bailarinos de nível avançado e profissional.

DANÇA CONTEMPORÂNEA

4 Composição Coreográfica – Luis Arrieta
Observação e estudo dos elementos que fazem parte da composição na dança.
Encontro teórico prático, em duas aulas de 1h.

5 Dudude Hermann – Experimento em Modo Devaneante
Vivência com a linguagem da improvisação em dança, destinada a dançarinos e artistas de áreas afins como música, teatro e artes plásticas.

6 Mário Nascimento
Aulas fundamentadas na metodologia Mário Nascimento, para bailarinos de nível Avançado e Profissional.

7 João Pirahy – Uma Dança Confinada
Proposta da aula pensada para uma dança restrita, experimentando sensações de movimentos passando por P, M e G, em suas dinâmicas e pesquisando sobre o equilíbrio e desequilíbrio, interno e externo. Elemento Cênico para a aula: 1 travesseiro.

DANÇA MODERNA

8 Paulo Babreck – Técnica de Martha Graham
Aulas práticas sobre a Técnica de Dança Moderna de Martha Graham

9 Paulo Baeta – Técnica de Limón e seus Desdobramentos
• Técnica de Dança Moderna na linha Jose Limón.
• Improvisação: Exploração da relação íntima entre música e movimento – o trabalho se baseia sobretudo nos métodos de ROLF GELEWSKI: Estruturas Sonoras 1 e Ver Ouvir Movimentar-se.

DANÇAS URBANAS

10 Eduardo Sô – FunkSôBrother
“Vem pra Essência do Funk ao Locking”

11 Tati Sanchis – Jazz Dance e Waacking

12 Vant Vaz – Moto Perpétua do Escritório
À dança e aos gestos urbanos como metáforas da vida no mundo contemporâneo –
Vivências em Danças Urbanas, Danças Populares Brasileiras e outras Matrizes Plurais
Por Vant Vaz e Ayleen Vant (Coletivo Tribo Éthnos)

JAZZ DANCE

13 Caio Nunes – Jazz Dance
Aula com técnicas mescladas que utiliza a dança clássica e movimentação de dança moderna – contemporânea, com técnicas de respiração e deslocamento lateral. Baseada em movimentos lineares que se misturam com a expressividade cênica, trabalhando também a desconstrução e a fragmentação corporal.
Público: experiência mínima de 3 anos em dança, de preferência com base clássica.

14 Eliane Fetzer – Jazz Dance
Desenvolvimento na consciência corporal, ritmo, percepção do espaço e as potencialidades em jazz.
A oficina resgata a influência do lyrical jazz e contemporary jazz na construção de movimentos dentro do estilo próprio. Com base em sequências coreográficas e movimentos expressivos adaptados durante o aquecimento e com perspectiva na coreografia.
Público: adolescentes e adultos com conhecimento em jazz, ballet clássico e dança contemporânea.

1. Aquecimento coreografado
2. Condicionamento
3. Adágio
4. Coreografia

15 Jhean Allex – Jazz Dance
Aula de jazz com a referência e matemática voltadas para o estilo Roseli Rodrigues, da escola e da Cia do Raça Centro de Danças, dentro de técnicas que também foram absorvidas como lyrical jazz, modern jazz e que, atualmente, são utilizadas na pedagogia Jhean Allex. A aula, aplicada nas grandes escolas de SP, tais como, Pássaro de Fogo e Studio Gisele, introduz movimentos dinâmicos de formas técnicas com a utilização aguçada de música ou silêncio.

TAP DANCE

16 Tony Buondancer – Tap Dance Fusion
Aula e estilo criados pelo bailarino, professor e coreógrafo italiano, Tony Buondancer.

WEBINARS INTERATIVAS

1 Acting for Dancers – Atuação para Bailarinos/Dançarinos – Michael Blake
A aula de Acting For Dancers irá explorar meios imaginativos que podem ser usados para ajudar o dançarino a se comunicar de maneira mais eficaz através de principios puramente físicos. O dançarino aprenderá como “fisicalizar” seus sentimentos antes de avançar para o processo mais complicado de criar personagens específicos que reagem de uma maneira particular.

O curso tem a proposta de ajudar o dançarino a desenvolver confiança e liberdade físicas, as quais lhes permitirá escolher suas respostas sem conflito ou inibição.
Michael Blake trabalha com cada dançarino para encontrar seu alcance e potencial de movimento completo.
2 aulas de 1h30min

2 Gestão e Comunicação para Escolas de Dança – Marcela Benvegnu
Um encontro para falar do momento atual das escolas de dança em que, gestão de crise estratégias de fidelização, planejamento financeiro e, sobretudo, posicionamento de comunicação, definem muito sobre as (mu)danças que esse “novo normal” nos espera.
1 aula de 1h

3 Henrique Bianchini – Desmistificando as Danças Urbanas
Neste Webnar serão propostas trilhas de raciocínio alternativas e contraintuitivas sobre as chamadas “danças urbanas”. O que efetivamente esse termo simboliza? Como chegamos até ele? E por que ele é um problema necessário?
1 aulas de 1h15min

4 Lecture-Vídeo-Performance: CAMINHOS – Sayonara Pereira e Luiza Banov
O solo CAMINHOS foi concebido em 1998 por Sayonara Pereira, na Alemanha, país onde a coreógrafa viveu entre1985 e 2004. Em 2017 a bailarina Luiza Banov passou a ser a nova protagonista da peça, atualizando a primeira criação.

Na versão Lecture-Vídeo-Performance, pensada para este evento, as artistas Luiza Banov (1985), e Sayonara Pereira (1960) trazem para o espaço virtual a discussão de que corpos diferentes dialogam de maneira própria. E com o mesmo material fazem deste processo de passagem não a reconstrução de um “original”, ou a citação da obra, e sim um dinâmico e tênue diálogo.
1 aula de 1h30min