Atividades oferecidas



Atividades oferecidas


ABERTURA OFICIAL DO SID 2021

Elaine Reis - Diretora e Produtora do SID

Apresentação do IV Simpósio Internacional de Dança – SID ONLINE 2021:

Rompendo Barreiras e Construindo Pontes Através da Dança.

Com o propósito de promover intercâmbios desde a sua primeira edição, o SID conecta, a cada ano, mais pessoas e instituições, de diferentes regiões do Brasil e do mundo, possibilitando oportunidades únicas para profissionais e estudantes aprimorarem os seus conhecimentos, na teoria e na prática. São mais de 60 atividades pensadas para promover um diálogo produtivo acerca de temas que provoquem reflexão e movimento em direção a novas perspectivas para a dança.

Orientações e informações sobre o acesso às atividades, aos materiais dos palestrantes e professores, e ao certificado digital do SID ONLINE 2021.

FÓRUM DE DEBATES

1. Instituições e Movimentos Representantes da Dança
– Regina Amaral – Fórum da Dança BH
– Magdalena Rodrigues – Presidente do SATED/MG
– Gisela Vaz – Presidente do CBDD
– Márcia Angeli – Fundadora do JPDB
– Helô Medeiros – Diretora do UPDD
– Marise Dinis – Associação Cultural Dança Minas
– Luciane da Rosa – SOS Escolas de Dança do RS

2. Políticas Públicas Para a Dança
– José de Oliveira Júnior – Diretor de Economia Criativa da SECULT MG
– Wenderson Godoi – Conselheiro da Dança no Conselho Estadual de Política Cultural – CONSEC MG
– Tuca Pinheiro – Conselheiro da Dança no Conselho Municipal de Política Cultural – COMUC BH
– Patrícia Manata – Representante da Dança da Fundação Municipal de Cultura – FMC
– Márcia Neves – Coordenadora da Área de Dança da Escola Livre de Artes – ELA

3. Diálogos Entre Sociedade Civil e Poder Público
– Igor Arci Gomes – Superintendente de Fomento Cultural, Economia Criativa e Gastronomia – SECULT MG
– Regina Amaral – Conselheira da Dança no Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais – CONSEC MG
– Sartre Silva e Souza – Centro de Referência da Dança – CRDANÇA
– Denise Acquarone – Colegiado de Dança do Rio de Janeiro
– Hérlen Romão – Comunidade Aglomerado da Serra

PALESTRAS

1. Conversando Sobre a Dança – Brasis de Muitas Danças – Arnaldo Alvarenga
Alguns fatos marcantes que contribuíram para o desenvolvimento e transformação da Dança
Teatral em nosso país.

2. O Desafio de Promover e Interiorizar as Políticas Culturais
José de Oliveira Júnior – Diretor Economia Criativa SECULT MG e Pesquisador.

O que significa falar em “interiorizar políticas para a dança” na atual conjuntura?
Qual o panorama estrutural encontramos nas gestões no interior do estado?
Como melhorar a interlocução e o acesso à profissionalização no interior de Minas?

3. Psicologia na Dança – Dorinha Baêta
A importância de conhecimentos básicos do desenvolvimento psicomotor, afetivo, cognitivo, do ser, para melhor aproveitamento na Dança.

4. Dança Artística – o que busco com a dança que prático? – Tânia Mara Silva
Esta pergunta norteia a conversa sobre a prática da arte da dança como formação do indivíduo, propondo refletir sobre os cuidados com o corpo, sobre a intenção que nos move, capaz de nos tocar e nos transformar em seres mais sensíveis.

5. Projetos de Iluminação – SBLuz – Valmir Perez e Amanda Fellisbino
Os lighting designers Valmir Perez e Amanda Fellisbino tratarão da importância do estudo e utilização de processos de desenvolvimento de projetos (PDP) de iluminação de palco dentro do universo dos espetáculos.

6. De Moscou a Joinville: Bolshoi e seus segredos! – Pavel Kazarian
Mecanismos de Fomento da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte

7. Bruno Henrique Borges – Diretor de Fomento e Economia da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte
Uma conversa sobre os mecanismos de Fomento da Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte. As características de cada Edital, as formas de financiamento, setores atendidos, critérios de análise e prazos.

8. Elaboração de Projetos Culturais – Nora Vaz de Mello
A palestra Transformando ideias em Projetos Culturais visa orientar o interessado na criação de um projeto cultural viável na área da dança, a partir de suas próprias ideias, atendendo ao disposto em diferentes editais de fomento e incentivo à cultura e à legislação específica. O objetivo é introduzir conhecimentos que permitam a elaboração e o desenvolvimento de um projeto, em um processo de evolução do conceito inicial, desde o planejamento do que precisará ser feito, passando pela sua execução e chegando até a conclusão do trabalho, dentro das especificidades que o setor cultural exige.

9. Menu História da Dança: Aqui-e-Agora – Cássia Navas
Partindo-se de dois tópicos – o contemporâneo e o atual- pinçados de um “menu da história da dança”, são apontadas pistas sobre a arte coreográfica de hoje, quando mais do que nunca se faz necessário falar sobre sua história, projetando-se o muito já realizado e os futuros desafios desta arte da cena.

10. Financiamento de Projetos – Romulo Avelar
Discutir a importância da elaboração de bons projetos de captação e da diversificação das fontes de recursos para os empreendimentos culturais. O público terá acesso a um estudo sobre dezenas de fontes que vêm sendo acessadas usualmente por artistas, grupos e organizações culturais no país.

11. A Importância da Mídia e das Redes Sociais no Fomento e na Divulgação da Dança – Romina Farcae e Simone de Paula Rêgo
Um debate sobre o papel dos meios de comunicação na circulação da produção em Dança. A mídia e a abertura de novos espaços de visibilidade e sustentabilidade para a dança no país, trazendo como exemplo a realização do programa da Rede Minas de Televisão “Retratos da Dança”.

12. História da Dança Clássica – Natália Samarino
Vamos discutir acerca das diversas origens das práticas do ballet, desmistificando as narrativas construídas ao longo do século XX, por meio do estudo do contexto histórico e das análises dos registros em diversas fontes. Estudando as modificações e permanências no ballet, transformadas em tradição pelos seus sujeitos repetidores.

13. História da Dança Moderna, Pós-Moderna e Contemporânea – Regina Amaral
A aula de “História da Dança Moderna, Pós-Moderna e Contemporânea” abordará o contexto da Dança
Moderna no Ocidente, ao longo do Século XX, abrangendo a Dança Pós-Moderna e a Dança Contemporânea.

BATE PAPO

1. Personalidades da Dança:
    Um Papo com Nora Esteves
    Um Papo com Cecília Kerche

2. A Importância do Planejamento de Aulas no Jazz Dance
    Marjorie Quast

3. Reflexões e Contribuições Para a Dança
    Myriam Marques e Sidh Ribeiro

4. Danças Populares e Folclóricas Brasileiras e Raízes Africanas
    Júnia Bertolino e Sérgio Cosse

5. Formação e Preparação de Estudantes de Dança e Bailarinos Profissionais para Audições, no Brasil e Exterior
    Alice Arja e Maria Clara Salles

6. Processos Artísticos na Pandemia
    Breno Barbosa, Tânia Mara Silva e Paulo Vasconcelos

7. A Dança Contemporânea de Mário Nascimento
    Mário Nascimento
    “Bolero Nas Ruínas de Paricatuba” – Corpo de Dança do Amazonas (CDA)

8. A Estrutura das Aulas e o Processo Criativo de Roberta Fontana
    Roberta Fontana

9. Broadway Shows em NYC e Pelo Mundo
    Chet Walker

10. Jazz Dance no Brasil Sob o Olhar e a Trajetória de Maíza Tempesta
    Maíza Tempesta

11. Preparação de Bailarinos Para Concursos e Audições Internacionais
    Vicente Hernández e Lissette Lucas

12. Artista Interdisciplinar
    Regina Advento

13. Composição Coreográfica
    Luís Arrieta

14. Composição Coreográfica
    Maiza Tempesta

AULAS TEÓRICAS

1. Estudo de formação Técnica de Ballet
Alice Arja

2. A Técnica do Ballet Clássico
Cecília Kerche

3. Estrutura e Planejamento de Aula de Ballet Clássico Intermediário/Avançado
Nora Esteves

4. Musicalização
Arthur Bandt

AULAS PRÁTICAS

1. Master Class Ballet Clássico Intermediário/Avançado
Cecília Kerche

2. Master Class Ballet Clássico Intermediário/Avançado
Maria Clara Salles

3. Master Class Ballet Clássico
Nora Esteves

4. Ballet Clássico Intermediário/Avançado
Tíndaro Silvano

5. Dança Afro Brasileira
Júnia Bertolino

6. Dança Contemporânea – Intermediário/Avançado
Mário Nascimento

7. Dança Contemporânea – Intermediário/Avançado
João Pirahy

8. Dança Contemporânea – Intermediário/Avançado
Alan Keller

9. Dança Contemporânea – Intermediário/Avançado
Alex Neoral

10. Dança Contemporânea – Intermediário/Avançado
Fábio Alcântara

11. Dança Moderna – Técnica de Limón
Paulo Babreck

12. Dança Moderna – Técnica de Limón
Paulo Baêta

13. Hip Hop Dance – Elementos Essenciais
Henrique Bianchini

14. Hip Hop Dance – Estudo Freestyle
Henrique Bianchini

15. FunkSôBrother
Eduardo Sô

16. Contemporany Jazz – Intermediário/Avançado
Eliane Fetzer

17. Lyrical jazz
Eliane Fetzer

18. Jazz Dance – Intermediário/Avançado
Zeca Rodrigues – Lyrical Jazz

19. Jazz Dance – Intermediário/Avançado
Jhean Allex – Jazz Dance

20. Tap Fusion
Tony Buondancer

APRESENTAÇÃO INTERATIVA

1. Gestos Transitantes em Campo Expandido
Sayonara Pereira – Luiza Banov – Nádia Moretto – Ametonyo Silva (São Paulo/SP)

O espetáculo, dirigido por Sayonara Pereira, é composto por gestos que transitam entre os corpos das intérpretes Luiza Banov, Nadya Moretto e Ametonyo Silva, embalados por suas memórias físicas ora dançadas, ora faladas, ora sugeridas por histórias pessoais. Nesta versão online, os espectadores adentram o espaço cênico-virtual, e por entre as telas, dialogam com e sobre gestos que atravessam saudades.

APRESENTAÇÕES DE DANÇA

1.Lissette Salgado Lucas
Pas de Deux: A Morte do Cisne do Cisne
Pas de Deux: Romeu e Julieta

2. Ballet Jovem de Minas Gerais – Notório

3. Cia Baobá de Dança Minas – Diálogos Femininos e Identidade

4. Cia de Dança de Cubatão – Além Daqui…

5. Cia de Dança Palácio das Artes – Primeira Pessoa do Plural

6. Corpo de Dança do Amazonas – CDA – Bolero nas Ruínas de Paricatuba

7. Eliane Fetzer Jazz Company – Frestas

8. Grupo Folclórico Aruanda – Festa Nossa Senhora do Rosário

9. Mimulus Cia de Dança – Âmago

10. São Paulo Cia de Dança – Melhor Único Dia